A relação dos mais novos com a redes sociais e dicas para o professor incauto


Home Forums Módulo nº 2: Criação de Conteúdo Digital A relação dos mais novos com a redes sociais e dicas para o professor incauto

Viewing 1 post (of 1 total)
  • Author
    Posts
  • #17169
    AidaAmorim
    Participant

    1. Na minha opinião, as redes sociais não são o problema, antes o uso que é feito delas. Se os adultos sentem dificuldades em viver boas experiências nas redes sociais, o que dizer dos mais novos. Na adolescência é comum viver tudo de forma extrema, pelo que a educação, que deve ser dada em casa, deva promover o equilíbrio em todas as variáveis da vida humana. Assim sendo, ao promovermos, a partir de casa, uma vida equilibrada, o uso das redes sociais deverá ser pautado pelo mesmo equilíbrio, caso contrário potenciar-se-ão comportamentos destrutivos online e que se estenderão para a vida “real”. Os adolescentes/jovens adultos procuram nas redes a “rede” que deveriam ter em casa e nas suas relações face-a-face. A mudança não passa pela abstinência, antes pelo uso equilibrado das redes sociais, seguindo regras de comportamento e usufruto conscientes e preventivas.
    2. Dois riscos associados aos conteúdos veiculados pelas redes sociais poderão ser a ansiedade e a depressão criadas. Estes riscos prendem-se com a autoimagem do utilizador e a imagem socialmente aceite, o que, por vezes, conduz a comparações infundadas, criando ansiedade e depressão. A falta de “aprovação” ou “valorização” social de uma foto ou vídeo do utilizador originam, igualmente, essa ansiedade que acresce à insegurança, conduzindo, assim, à depressão.
    Duas vantagens poderão ser os bons exemplos e as boas práticas, os conteúdos equilibrados e que motivam, animam e até ensinam, o que acrescenta e constrói. Na minha opinião, as vantagens e as desvantagens dependem daquilo que o utilizador procura.
    3. (impossibilidade de submeter o canva)

Viewing 1 post (of 1 total)
  • You must be logged in to reply to this topic.